Escapadinha de outono em Navarra

Férias de outono nos Pirenéus de Navarra, de 16 a 20 de novembro. Visitamos Pamplona, ​​​​a floresta de Irati, desfiladeiro Foz de Lumbier, Olite e subimos o Pic d’Orhi (2.017 m).

Entrada-Foz%20de%20Lumbier-18112023-ISTLa Foz de Lumbier (Foto: IST).

Propomos-lhe uma escapadela de quatro dias a Navarra-Nafarroa para conhecer e desfrutar de alguns dos atrativos que oferece esta região fronteiriça entre os Pirenéus e o vale do Ebro, com clara influência da cultura basca no norte e oeste, mas também castelhana e Aragonês no sul e no leste.

As datas escolhidas foram entre os últimos 16 e 20 de novembro (2023), com o objetivo de poder fotografar as cores outonais que os bosques de faias dos Pirenéus de Navarra oferecem. É preciso admitir que poderíamos ter gostado mais deles se tivéssemos adiantado alguns dias a visita, pois a maior parte das faias já havia perdido as folhas. O fato é que estávamos saindo de um outubro quente e pensamos que a queda das folhas iria atrasar, mas não acertamos o momento. No entanto, como podem ver pelas fotografias que lá tirámos, encontrámos uma paisagem de outono igualmente bela.

O resultado, uma escapadela de quatro dias em que desfrutamos da gastronomia dos melhores locais gastronómicos do centro histórico de Pamplona-Iruña, caminhando entre as faias da floresta de Irati, quando as cores do outono colorem as florestas de ocre, acastanhado e tons verdes, um mini-trekking no pico Orhi (2.017 m), a paisagem e o ambiente especial do desfiladeiro da Foz de Lumbier à sombra dos abutres e, por fim, a visita a Olite.

Vamos!

ermida-santa%20maria%20del%20campo-navascues-IST-18112023Ermida de Santa Maria del Campo, em Navascués, a meio caminho entre Foz de Lumbier e Otsagabia (Foto: IST).

Primeiro dia, Pamplona à noite, montaditos e pintxos

Durante a nossa escapadela, tivemos a certeza de que precisávamos dedicar pelo menos uma noite à famosa gastronomia local. Navarra, claro, mas com toques de cozinha e produtos da vizinha Euskadi e, porque não, alguns detalhes da cozinha francesa. Assim, a nossa visita de restaurantes a visitar no bairro antigo de Pamplona já foi feita a partir de casa graças às recomendações de alguns locais. Devemos dizer, no entanto, que o hotel onde nos hospedamos também possuía uma lista de estabelecimentos recomendados que coincidia em grande parte com os recomendados por amigos e conhecidos. Assim, fomos visitar e comer os pintxos do Bar Gaucho, Baserriberri, Iruñazarra, Asador Katuzarra eu La Mandarra de la Ramos. E acho que outra pessoa no dia seguinte.

La%20Mandarra, Pamplona-ISTLa Mandarra de la Ramos, uma aposta segura (Foto: IST).

Segundo dia, Pamplona de dia

O segundo dia dedicamos a visitar Pamplona, ​​​​Iruña no País Basco, capital de Navarra e com quase 200.000 habitantes é uma daquelas cidades que, dependendo de como, parecem muito grandes, pelas avenidas que circundam a cidade velha no lá fora, mas de vez em quando você entra no bairro antigo e parece uma vila. É bastante limpo e agradável para passear. De vez em quando, alguma rua e o ambiente transportam-no para o bairro antigo de Bilbao, mas algo lhe lembra que se trata de cultura basca e castelhana, ou para ser mais correto em termos de história e laços, aragonês. Eps, Navarro, não confunda, e tendo em conta que se trata de uma cidade bilingue, onde em breve se ouvirá o espanhol dominante, bem como a minoria basca.

Em qualquer caso, para visitá-lo fazemos-no com os guias Civitatis. Éramos um grupo bem grande, mas tivemos a sorte de fazer isso com uma guia de Lekumberri (não lembro o nome, desculpe), mas ela foi muito simpática e muito envolvida em explicar tudo. O passeio dura algumas horas e é perfeito para visitar e conhecer o essencial do centro de Pamplona: Plaza del Castillo, Fuente Navarrería, Plaza Consistorial ou as ruas do Encierro, com uma parada muito divertida na cuesta de Santo Domingo. Por conta própria visitamos também a Catedral, o forte de San Bartolomé, Portal de Francia e outros edifícios e monumentos.

Outono%20break%20for%20Navarra-Pamplona-ISTPamplona-Iruña, em pleno outono (Foto: IST).

Terceiro dia: La Foz de Lumbier e entrada na floresta Irati

É hora de deixar a capital de Navarra e começar a entrar nos Pirenéus de Navarra. No caminho para Otsagabia, uma das portas de entrada da floresta Irati, você passa bem perto de La Foz de Lumbier, desfiladeiro aberto pelo rio Irati e que, sim ou não, merece uma parada e uma visita.

Foz%20de%20Lumbier-18112023-ISTEntrando na Foz de Lumbier (Foto: Diaridelaneu).

É uma excursão fácil, bonita e muito interessante que se faz em uma manhã. Fazemo-lo à sombra intermitente de um céu repleto de abutres que sobrevoam o rio e que fazem os seus ninhos precisamente nas paredes da garganta. Atualmente é uma reserva natural protegida. A excursão de 6 km (3 de saída e mais 3 no mesmo caminho) ocorre ao longo de um percurso com túneis por onde passou a antiga ferrovia “l’Irati”.

Já à tarde e mais tarde do que pensávamos, partimos para Otsagabia. A estrada entre Lumbier e esta vila parece-nos fantástica, tanto pelo percurso como pelas paisagens, vilas e outras joias que descobrimos, como a ermida de Santa Maria del Campo de Navascués.

Otsagabia é uma das cidades mais bonitas de Navarra. Tanto que até parecia um “parque temático” pela forma como tudo está bem arrumado e limpo. Uma manjedoura perfeito Perfeito E com alojamentos rurais ou turísticos em cada porta que ainda guardam um pouco de identidade.

Faias-otsagabia-Irati-18112023-ISTFlorestas de faias em torno de Otsagabia (Foto: IST).

Como chegamos num horário que não é para almoço nem jantar, instalamo-nos no hotel e pedimos que nos façam uns sanduíches, para levarmos na mochila, e partimos sem perder tempo em direção à ermida de Muskilda. As florestas circundantes Otsagabia fazem parte da floresta Irati, uma das maiores e mais bem preservadas florestas de faias da Europa.

Uma excursão de 7,3 km e 300 metros de desnível que nos permite tirar as primeiras fotografias dos bosques de faias em pleno outono. Um local verdadeiramente belo, com um passeio sempre pela floresta e cujo prémio é a chegada à ermida de Muskilda, românica do século XII. Um românico, porém, bastante diferente daquele a que estamos habituados nos Pirenéus Catalães, pelo tipo de material, cobertura e torre sineira. Nosso link para a rota no Wikiloc.

Quarto dia, o Pic d’Orhi

Excursão ao pico do Orhi (2.017 m) desde o porto de Larrau. Uma excursão clássica dos Pirinéus de Navarra, fácil que tem o atrativo de escalar o primeiro pico a mais de 2.000 metros do Atlântico e isso, como você pode imaginar, a torna uma montanha muito frequentada.

porta%20de%20larrauPartida para Pic de l’Orhi desde Larrau (Foto: IST).

De Otsagabia, para chegar ao Porto de Larrau (para acesso ao País Basco Francês, Departamento dos Pirenéus Atlânticos de França, Occitânia) passa-se pela estância de esqui nórdica de Irati-Abodi, com 40 km de circuitos entre 1000 e 1700 metros, voltado para o vale de Salazar. Costumava ser uma estância aduaneira. Tem um restaurante, onde tentamos almoçar, mas a cozinha já estava fechada quando chegamos.

O edifício da estação nórdica é bastante novo, funcional e muito movimentado. Está em um lugar lindo e tem uma atmosfera de montanha. A estrada, entre Otsagabia e a estância de esqui e o porto de Larrau, é sinuosa e típica das altas montanhas, atravessando fantásticas paisagens de pinheiros negros, abetos e faias em plena mudança de cor.
O pico de Orhi oferece bons panoramas dos Pirenéus de Navarra e Alt Béarn. No total, são 4,7 km e 427 metros de desnível positivo. Nossa faixa no Wikiloc.

Quinto dia: Olite

Último dia da nossa visita a Navarra. Visitamos Olite, já fora dos Pirenéus e no caminho privado de regresso a casa. O acesso a Olite é feito por uma estrada que atravessa uma paisagem de colinas arredondadas, com menos florestas que nos Pirenéus, e com cristas delimitadas por dezenas de moinhos de energia eólica. E bastantes vinhas, visto que estamos numa zona vitivinícola da DO Navarra. Chegamos lá quase depois de escurecer.

Olite é muito conhecida pelo Palácio Real dos Reis de Navarra, um edifício de impressionante estilo arquitectónico gótico, dos séculos XIII e XIV, e restaurado a partir de 1937. Além disso, ao lado do Palácio Real encontra-se o castelo de Olite, que foi restaurado quando restavam apenas as paredes externas. Atualmente é um Parador Nacional, ou seja, um hotel que parece saído de um filme, com uma decoração espetacular e uma cozinha baseada em produtos locais e, claro, com vinhos da região. Sim, isso mesmo, foi onde ficamos.

Palacio%20real-Reyes%20Navarra-Olite-20112023-ISTPalácio Real dos Reis de Navarra visto de uma das torres (Foto: IST).

No dia seguinte, depois de um pequeno-almoço à moda navarra com garfo, faca e caçarola no Parador Nacional, visitamos o Palácio Real, uma actividade matinal imprescindível e altamente recomendada para ser realizada com guia. Dura pouco mais de uma hora e, depois de concluído, você pode visitar o prédio gratuitamente.

E depois de visitar o edifício, outro requisito inegociável é passear pelas ruas do centro histórico. E comecemos a pensar no regresso a casa, no nosso caso com a satisfação de ter feito uma escapadela completa onde desfrutamos de paisagens outonais, caminhadas, gastronomia e uma combinação de turismo urbano, histórico e cultural. Um pack à medida para quem gosta de combinar o turismo convencional com hobbies privados. Você pode pedir mais?

Abaixo deixamos alguns marcadores dos hotéis e restaurantes que utilizamos durante a nossa estadia.

Em Pamplona:
Hotel Tres Reyes

Em Otsagabia:
Hotel Silken Puerta de Irati

Em Olite:
Parador de Olite.

Se você gostou de ler Escapadinha de outono em Navarra Você também pode estar interessado em ler Viagem a Munique, Innsbruck, Esquiar no Tirol e Oktoberfest.