Excursão circular de verão a La Carbassa (2.736 m)

Excursão circular de verão ao Pic de la Carbassa (2.736 m), com vistas panorâmicas privilegiadas sobre a Serra del Cadí, Tossa Plana de Lles, Tossal de la Muga ou o pico Puigpedrós, entre outros. No total, são 9,2 km e 1.005 metros de desnível positivo.

perfil%20a%20abóboraMontanha das Abóboras vista de Coma Segalera (Foto: IST).

No passado dia 14 de Setembro fizemos este interessante percurso circular de verão no Pic de O abóbora (2.736 m), com uma vista panorâmica privilegiada sobre a planície da Cerdanya, a serra do Cadí, a Tossa Plana de Lles, o Tossal de la Muga ou o pico Puigpedrós, entre outros picos. No total, um percurso de 9,2 km e 1.005 metros de desnível positivo, subindo pela Font Berenella e retorno via Portella del Torer, classificado como moderado no índice Wikiloc. O tempo total da excursão foi de 5 horas e meia, mas o tempo real de deslocamento foi de 3 horas e 28 minutos.

O que o torna interessante, à parte a paisagem, a flora e a fauna, é que o percurso circular atravessa paisagens onde, no final dos anos setenta, tinha sido planeada uma estância de esqui alpino.

Planeje e acompanhe no Wikiloc:

Link para a rota direta no site Wikiloc.

Ponto de partida e base da estação de esqui La abóbora

Para chegar ao ponto de partida, viajamos até Meranges pela estrada GIV-4031, saindo da N-260 entre Ger e Isòvol. Atravessamos Meranges e continuamos em direção a Girul, até chegarmos à zona recreativa de Campllong, com um bom parque de estacionamento a 1.727 m.

Coincide que Campllong seria o sopé das pistas da estação de esqui a ser construída na encosta leste de La abóborasendo que neste ponto deveria existir um parque de estacionamento, alguns edifícios de serviços e a base de uma telecadeira muito comprida, com mais de 1,5 km de comprimento, pois estava previsto que o seu final se situasse por cima do abrigo da Fonte Berenellaa 2.305 metros de altitude.

circular-a-abóbora-meranges-14092024-ist-02Área de prados suavemente inclinados de Font berenella (Foto: Diaridelaneu).

O trilha

Embora o abóboravisualmente parece um pico plano, no terreno a circular proposta é muito íngreme, com grande declive a vencer tanto para cima como para baixo. O trilho está sinalizado na parte inicial, mas seria útil uma boa revisão, e muito mais, especialmente da Fonte Berenella.

Em sua primeira seção, de Campllong a Font Berenellaatravessa o frondoso pinhal negro de Els Forcats, com um percurso mais ou menos paralelo mas distante da torrente também com o nome de Els Forcats.

pote-circular-de-abóbora-14092024-ist-04Olla de La Carbassa, no lado sudeste do pico (Foto: Diaridelaneu).

Passamos pelo refúgio gratuito de Font Berenellaa 2.060 metros, em espaço mais aberto de mata. Continuamos pela clareira até chegarmos à cabana de pedra (2.150 m) e, a partir deste ponto, voltamos por um denso bosque de pinheiro negro, com o caminho já pouco percorrido, até chegarmos a uma pequena planície que funciona como limite da floresta e início de uma área totalmente coberta por prados alpinos. Já podemos ver o pote no lado leste do abóbora.

Aliás, o pote é uma área de alto risco de avalanches na temporada de neve, por isso tome muito cuidado se quiser fazer esse percurso com esquis de montanha. Parece que é neste avião que deveria chegar o retorno do teleférico baseado em Campllong.

O cume de La abóbora você não pode vê-lo completamente, mas pode senti-lo apenas olhando para cima. Deste pequeno plano desviamo-nos ligeiramente para sudoeste para ir em busca do lado sul do pote. O trilho quase desapareceu e só pode ser avistado em alguns pequenos troços e, além disso, não está nada sinalizado, pelo que em caso de nevoeiro é preciso ter atenção ao acompanhar para não se desviar da rota. Há um trecho mais íngreme que até vira um pouco de cascalho.

Chegando à cumeeira, zona de declives suaves, já não há perdas possíveis, bastando apenas continuar no sentido noroeste em direcção ao pico já visível, finalmente de uma forma suave, que as pernas apreciam depois de uma subida constante e muito íngreme

torrões-circulares-da-abóbora-14092024-ist-06Encosta sul de La Carbassa, área de prados suavemente inclinados onde foram traçadas pistas azuis no projeto da estação de esqui (Foto: Diaridelaneu).

O topo do abóbora é plano e ali encontramos um ponto geodésico de concreto e um abrigo de pedra em forma de semicírculo coroado por um monte de pedras, onde, aliás, mora uma megera muito gordinha e confiante que não demora muito para se aproximar da mochila para tentar encontrar algo para comer. Deve ser lembrado que o Pic de la abóbora faz parte da lista das 100 cimeiras da FEEC.

A estação de esqui projetada na área, planejada para chegar com uma linha de 3 teleféricos até quase o mesmo cume. O primeiro foi baseado em Font Linho e com mais dois links você atingiu o mesmo pico. Os setores, o da Fonte Ljogar fora e o de Font Berenellamais ou menos paralelos em termos de traçado de pistas, elevadores e mesmo na orientação leste-oeste, teriam sido ligados por um teleférico e pistas (ver artigo neste link).

O retorno por Portella del Torer

Quando chegarmos ao topo, vamos para o abóbora Norte por uma zona de cumes com declive bastante suave, de onde se inicia a descida até Portella del Torer (2.655 m) pelo lado norte deste segundo pico.

Chegando a Portella, iniciamos uma descida muito íngreme em direcção a nascente. A descida é muito íngreme e não há nenhum trilho à vista, pelo que é necessário segui-lo acompanhar para não se perder. A alternativa mais fácil, mais segura, mas também mais chata, é fazer o caminho de volta pelo mesmo lugar por onde subimos.

circular-rebaixamento-portella-del-torer-la-cucumber-14092024-ist-12Descendo em direção a Portella del Torer, desde o cume de La Carbassa norte (Foto: Diaridelaneu).

Portanto, se não voltar, desça seguindo a parte inferior do vale, mais ou menos à direita da Torrent del Torer. O primeiro trecho é feito sem mata e não apresenta dificuldades, além de ser um declive acentuado. E ao chegar na área da floresta, você deve estar atento ao acompanhar para não se perder, ou seguir o riacho principal ao longo de sua margem direita em direção descendente, até chegar à trilha florestal Clot del Torer (2.075 m).

Pernas e joelhos agradecem por chegar a este ponto plano, embora não por muito tempo, até encontrar um caminho com entrada não sinalizada que desce à direita, através da floresta, e que mais parece uma torrente do que qualquer outra coisa.

Assim que pisamos nele, percebemos que há anos os caminhantes dificilmente passam por ele. A verdade porém é que este tipo de caminho ou atalho reflecte-se em vários planos como em Alpina OpenTopoMap ou Floresta Trovejanteentre outros, e que conduz com uma linha quase vertical aos prados altos de Campllong, onde se liga a um caminho florestal que nos leva à zona recreativa de Campllong. É aqui que o veículo está estacionado, ponto final da circular.

circular-a-abóbora-entrada-floresta-coágulo-del-torer-14092024-ist-15Entrando na floresta Clot del Torer (Foto: Diaridelaneu).

Mais sobre esta excursão

Nossa opinião sobre este excursão
O melhor…

– Magnífico percurso circular panorâmico, especialmente sobre grande parte da Cerdanya, picos de Tossa Plana de Lles, Puigpedrós e Serra del Cadí.
Atravessando as áreas onde fica a estação de esqui de La abóbora 2700
Não gostamos muito:

– Muito íngreme, tanto em subidas como em descidas e com pouca ou nenhuma trilha pavimentada em muitos trechos.

Se você gostou de ler Excursão circular de verão para La abóbora (2.736 m) você também pode estar interessado em ler Pirineus, verão e caminhadas, o trio perfeito.